Domingo, 21 de Fevereiro de 2010

 

Na Sexta-feira, dia 19, fomos à igreja de Santo António dos Olivais. Fomos a pé, pois a igreja dista cerca de 1km da nossa escola! Um miserável quilómetro e houve quem ficasse cansado! Há elementos do clube que estão a precisar de cuidar da preparação física!

 

O objectivo era conhecer a igreja, nomeadamente os painéis de azulejos alusivos à vida de Santo António, recentemente restaurados pela Signinum, empresa dedicada à gestão, restauro e conservação do Património artístico e cultural. No entanto, não tivemos tempo para tudo, pois que passámos a tarde numa agradável oficina de azulejaria. Aprendemos a moldar e pintar azulejos.

 

Os nossos anfitriões foram dois simpáticos jovens técnicos de restauro - o Lourenço e o Francisco - que nos ensinaram a meter a mão no gesso para produzir réplicas de azulejos hispano-árabes. Depois, ainda pintámos um belo painel usando um azul muito típico da azulejaria portuguesa dos séculos XVI e XVII.

 

Graças ao Lourenço e ao Francisco, lá aprendemos a técnica: picotar, polvilhar pó de carvão com uma «boneca» e pintar sobre o azulejo previamente preparado com pó de vidro.

 

 

 

Até a Dr.ª Conceição ajudou!

 

No final, ficámos muito satisfeitos com a nossa obra-prima! Digam lá que não está bonito!

Nota: a última quadrícula no canto inferior direito, aquela que diz «tónio dos Olivais» vê-se logo que foi pintada pela Dr.ª Conceição!

 



publicado por AS às 21:41
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO