Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011

Três "anjinhos"

 

No exterior, corremos e saltámos por entre os canteiros e os jardins da vivenda.  O professor Bissaya Barreto apreciava muito a arte da jardinagem e tinha extremo cuidado no arranjo dos espaços verdes que envolviam as escolas que mandou construir. Defendia uma pedagogia que levasse as crianças, desde a mais tenra idade, a observar o mundo e a aprender com base nessa experiência. As aulas deveriam  decorrer nos museus, laboratórios, nos jardins, no campo ou à beira-mar, sob a forma de visitas de estudo que convidassem as crianças a ter novas experiências. A sua concepção pedagógica valoriza imenso, como se vê, o papel da natureza e da vida ao ar livre.

 

 

Os jardins estão cheios de estátuas, como esta Varina que podemos ver do lado esquerdo da fotografia. Toda a cerca da propriedade está revestida com lindíssimos azulejos que o professor foi coleccionando ao longo da sua vida.

 


Nas traseiras da habitação, encontramos uma estátua de bronze com um menino tocheiro, isto é, empunhando uma tocha, colocado sob uma magnífica magnólia já em flor. Ao fundo, junto à muralha, uma pequena estufa de Inverno revestida no interior com azulejos siescentistas.

 

 

 

Num pequeno anexo à Casa-Museu está instalado o arquivo com os documentos pessoais do professor Bissaya Barreto. Neste centro de documentação, os investigadores podem consultar a correspondência do professor, bem como aceder a uma série de documentação variada como, por exemplo, postais ilustrados ou os projectos da habitação, bem como fotografias e apontamentos pessoais.

 

E assim se concluiu a nossa visita. Até à próxima!

 

 

Para a redacção desta série de textos, servimo-nos do livro de Jorge Pais de Sousa intitulado Bissaya Barreto. Ordem e Progresso, editado em Coimbra, em 1999, pela Minerva. A fotografia em que o professor aparece na companhia de Oliveira Salazar nos jardins da Casa é digitalizada a partir da capa deste livro.



publicado por AS às 09:37
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
18
20
22

23
25
27
28

30
31


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO