Sábado, 06 de Março de 2010

 

Desta vez, conforme anunciado, fomos ao Museu Académico. Recebemos um novo sócio  - o Vítor - e fomos acompanhados pelo Dr. António Marques, uma antiga glória da Associação Académica de Coimbra. Era ele afinal o «Homem das Peúgas»! Podem vê-lo na fotografia que se segue, na final da taça de Portugal de 1969, um dos momentos altos da história centenária da AAC e do movimento  estudantil da nossa cidade.

 

Quando chegámos ao Museu, situado no antigo mosteiro de S. Jerónimo, onde hoje estão instalados diversos departamentos e secções da Universidade e onde antes funcionavam os Hospitais da Universidade de Coimbra, fomos recebidos pelo sr. António Seabra.

 

O nosso guia começou por nos chamar a atenção para os magníficos azulejos do séc. XVIII, mas nós queríamos mesmo era visitar a sala de troféus.

 

Vimos taças para todos os gostos e de todas as modalidades, mas a mais importante é, sem dúvida, a 1ª taça de Portugal da Federação Portuguesa de Futebol, conquistada em 1939 pela equipa da nossa cidade!

 

Também encontrámos uns troféus um bocado ... esquisitos que bem podem comprovar a irreverência do humor estudantil:

 
 

O Dr. Marques licenciou-se em Direito enquanto jogador da AAC e  provou-nos que é possível ser um bom estudante e um bom desportista. Foi esta a lição mais importante da nossa visita:

 

Visitámos a sala dedicada ao fado e à guitarra de Coimbra, com uma referência especial ao Augusto Hilário e ao António Menano:

 

Vimos a cabra partida e guardada num pequeno cubículo:

 

Antes da despedida, ainda visitámos uma sala consagrada ao poeta Luís de Camões:



publicado por CP às 19:13
Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26

28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO