Sábado, 07 de Dezembro de 2013

 

 

«Insetos em ordem» é o nome de exposição que está patente no Museu da Ciência (gabinete de zoologia) até ao próximo dia 26 de janeiro de 2014. O conceito da exposição teve origem num projeto de educação ambiental realizado em 2007 pela Sociedade Portuguesa de Entomalogia. A Entomologia, para quem não sabe, é a ciência que estuda os insetos. O objetivo desse projeto era promover o conhecimento sobre a enorme quantidade e diversidade de insetos, através do fornecimento de materias pedagógicos às escolas que o solicitassem. A iniciativa alcançou um grande sucesso, particularmente junto dos alunos do 2º ciclo, pelo que o Museu de História Natural e da Ciência, juntamente com o Centro de Biologia Ambiental decidiram, em 2010, conceber esta exposição itinerante que abriu pela primeira vez em Lisboa e desde então tem percorrido todo o país. Já esteve no Porto, Santarém, Viseu, Évora, Tavira e Bragança, sempre com grande sucesso. Agora está em Coimbra.

 

 

 

O Rui e o Albano receberam-nos no átrio do Museu de Zoologia e explicaram-nos como se iria desenvolver toda a atividade. A exposição inclui mais de 50 espécies de insetos autênticos, conservados em blocos transparentes de acrílico. Constituímos grupos de 4 alunos, recebendo cada grupo, à entrada do percurso expositivo, um inseto selecionado de entre um mostruário que exibia muitas espécies. O objetivo era identificar a ordem do inseto (borboletas, libélulas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas características. Para o conseguir fazer, tivemos que utilizar uma chave de identificação dicotómica, construída no espaço da exposição.


 


O percurso expositivo é como se fosse um grande labirinto, onde é preciso ir fazendo escolhas até chegar à identificação final. O labirinto é constituído por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insetos. No final, é possível conhecer as características de cada ordem, o nome específico do inseto e outras curiosidades sobre o grupo.


 


Antes de iniciar a atividade, é necessário ter a certeza que temos um inseto para identificar. Estes bicho são artrópodes e não podem ser confundidos com outros invertrebados como por exemplo as aranhas. Os artrópodes distinguem-se pelas seguintes características: possuem o corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdómen), têm 6 patas e, na maioria das espécies um ou dois pares de asas. É importante notar que mais nenhum invertebrado tem asas. Na cabeça têm antenas. Estas são algumas características dos insetos, as suficientes para sabermos que no Clube não temos cá disso, pois ninguém tem antenas!

 

 

A ordenação e classificação dos seres vivos faz-se através de grupos organizados por ordem decrescente de semelhança e parentesco evolutivo. Ou seja, integramos um bicho numa espécie, depois no género, família, ordem, classe, filo e reino. Exemplifiquemos com a libélula, cujo nome científico é Anax imperator. Esta espécie pertence ao género  anax, à família Aeshnidae, à ordem Odonata, à classe Insecta, à filo Arthopoda e ao reino Animalia.

 

 

A diversidade de insetos é imensa. Só em Portugal devem existir cerca de 30 000 espécies (sem contar com as 20 borboletas do nosso Clube), das quais cerca de 1/3 estão ainda por descobrir. Como se pode imaginar, o trabalho de classificação não é fácil, surgem muitas dúvidas e hesitações. Muito frequentemente, os cientistas divergem, como é próprio do trabalho científico, havendo alguns que consideram 25 ordens de insetos e outros acrescentam 10 ordens.

 

A chave de identificação que seguimos na nossa atividade permitia identificar 16 ordens. Para utilizar corretamente a chave, tivemos que observar atentamente as patas, as antenas, as asas, a boca e os apêndices do nosso exemplar. Seguindo as instruções e o trajeto assinalado no chão, sempre com o auxílio do Rui e do Albano, fomos sendo conduzidos até aos painéis onde encontrávamos o nosso exemplar e podíamos observar fotografias e ler informações e curiosidades acerca do nosso bicharoco.

 



publicado por CP às 09:21
Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO