Sábado, 01 de Dezembro de 2012

 

 

"Motel Coimbra" é o título da exposição que está em exibição no Colégio das Artes até ao dia 7 de dezembro. As obras expostas resultam do trabalho dos alunos finalistas do curso de doutoramento em Arte Contemporânea. A mostra é comissariada pelo pintor António Olaio, que é simultaneamente diretor e responsável académico do curso, e conta com a participação de diversos artistas plásticos com percursos muito distintos. O título dado à exposição, "Motel Coimbra", pretende refletir o modo como o Colégio das Artes acolheu estes estudantes. Isto é, tal como um motel é um local de estadias passageiras durante uma viagem, também este curso pretende ser uma etapa, importante é certo mas breve, do percurso artístico destes criadores aqui reunidos.

 

 

 

Muitos foram os trabalhos que nos detiveram e chamaram a atenção durante a nossa visita. Na impossibilidade de nos referirmos a todos, convidamos os nossos leitores a deslocarem-se ao Colégio das Artes, no próximo dia 7 de dezembro, dia em que a artista e performer Susana Mendes Silva fará a apresentação e montagem de um cubo que constitui o seu contibuto para esta exposição.

 

 

 

Uma das obras de que mais gostámos foi o trabalho de Ana Pérez-Quiroga intitulado day by day #B. Trata-se de um quadrado de 2 m x 2 m constituído por 16 quadrados coloridos feitos de seda e unidos através de fechos de correr, também eles multicoloridos. Segundo a artista, a seda é a matéria que evoca o Oriente, sendo o objetivo deste trabalho suscitar a união com o Ocidente. Os quadrados podem refazer-se livremente, sendo possível reordenar a sequência cromática de várias maneiras. É até possível vender a obra separadamente! Desta forma, cada uma das pessoas que vier a adquirir um dos 16 quadrados de seda ficará ligado aos restantes, ainda que fisicamente distantes, através da criatividade da autora.

 

 

 

Alice Geirinhas (Évora, 1964) é mais conhecida pelo seu trabalho como ilustradora e apresenta aqui uma tela acrílica de grandes dimensões (2 m x 3 m) representando-se com as suas duas filhas estiradas num sofá, daí o título Alice, Camila e Clara. Este trabalho integra-se num conjunto de seis obras realizadas a partir de fotografias de guerra, pelo que devemos imaginar um cenário de horror e sofrimento que contrasta com a imagem de conforto, união e amor. Só através do olhar do auto-retrato da autora podemos descortinar a crueldade das imagens da guerra. Defronte da tela, Alice Geirinhas colocou uma vitrine contendo objetos que foi recolhendo durante o período que durou o seu doutoramente no Colégio das Artes, essencialmente livros, agendas, revistas aludindo às memórias da sua infância e juventude que remetem para um universo feminino e para a condição da mulher no período do Estado Novo.

 

 

  

O projeto Empty Cube, da autoria de João Silvério, é aqui apresentado por uma maqueta da estrutura que constiutui a proposta do artista, cujo desenvolvimento podemos ver num vídeo que acompanha o modelo, bem como numa série de documentos e textos onde o autor fundamenta as suas opções estéticas.

 

 

João Bicker é um conceituado designer gráfico, já premiado internacionalmente em diversos ocasiões e que apresenta aqui o seu trabalho na conceção de capas de livros, utilizando apenas duas cores - o preto e o vermelho - sobre um fundo branco.

 

 

José Maçãs de Carvalho, artista que tem na fotografia e no video as suas principais formas de expressão, apresenta um filme de 5 minutos, intitulado Arquivo e Nostalgia, que é afinal um conjunto de fotografias da cidade de Hong Kong, acompanhado por sons que evocam a infância. As imagens fixas de alta definição sucedem-se mostrando o movimento dos barcos, captando as diversas horas do dia e as mudanças de luminosidade, tal como o reflexo da luz, natural e artificial, no espelho de água.

 

 

 

Muitas outras obras captaram a nossa curiosidade, como podemos avaliar pela imagem que mostra a Carolina e o Eduardo concentrados numa espécie de diálogo com os objetos de uma instalação. É esta a atitude que pretendemos promover, ou seja, abrirmo-nos ao universo simbólico dos artistas, tentando penetrar nesta linguagem estética e neste mundo da arte. Se assim fizermos, ficaremos sempre mais enriquecidos e capazes de entender melhor o Mundo em toda a sua diversidade e complexidade, graças à criatividade dos autores que nos convidam sempre a participar na contemplação e interação com as suas criações artísticas.

 

 

Luísa Bebiano Correia: projeto de arquitetura para o interior de uma clínica de estética (fotografia e maqueta)

 

 

 

O Dani e o José Afonso diante de uma composição musical composta e interpretada por José Valente 

e reproduzida em video realizado pelo próprio. Trabalho intitulado «Um velho na montanha».



publicado por CP às 11:35
Tenho muita pena de não poder ter ido convosco. Pelas imagens, vejo que se portaram muito bem. Talvez pelo facto de não se mexerem (são fotografias e não vídeos)!..
Estas minhas ausências estão a encherem-me de saudades dos meninos. Espero que os meus Clubaritos me façam um relato de tudo o que viram.

Beijos da Professora Conceição
Anónimo a 2 de Dezembro de 2012 às 21:51

O comentário que acabei de fazer tem duas incorreções- Dou um chocolate a quem descobrir.
A prof- Fernanda e o prof. António não entram no jogo.
BJS
Prof. Conceição
Anónimo a 2 de Dezembro de 2012 às 22:03

Em nome da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação, do Ministério da Educação e Ciência, gostaria de convidar o autor deste blogue a conhecer o catálogo de blogues educativos do Portal das Escolas e a fazer o registo deste trabalho no catálogo. O BloguesEDU está em https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/04_catalogo_blogs/284
O registo deve ser realizado por um professor registado no Portal, depois de ler a documentação constante em "Apoio técnico".
Cumprimentos e parabéns pelo trabalho!
Pela equipa BloguesEDU,

Teresa Pombo (bloguesedu@dge.mec.pt)
BloguesEDU a 6 de Dezembro de 2012 às 15:55

Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO