Sexta-feira, 11 de Maio de 2012

 

 

O estúdio M é uma academia de fotografia situada nas arquibancadas do topo sul do Estádio Cidade de Coimbra. A professora Ana, mais uma vez e não pela última, organizou-nos uma visita a esta empresa que exerce a sua atividade comercial no campo da fotografia, mas com um conceito moderno, e num espaço muito amplo e atraente. A Academia Estúdio M oferece os serviços tradicionais nesta área, promovendo ainda workshops e cursos de fotografia.

 

 

  

Fomos recebidos pelo Mário Monteiro e pelo irmão que nos conduziram por uma mostra de aparelhos fotográficos antigos, patente no átrio de entrada. A fotografia é um negócio de família já antigo. Os aparelhos expostos provêm justamente do estúdio que pertenceu ao pai dos nossos anfitriões. Além das máquinas, estavam afixadas algumas fotografias antigas que procuravam reconstituir o ambiente de um estúdio de algumas décadas atrás.

 

 

 

Na sala de exposições, percorremos uma galeria de imagens com as 30 melhores fotografias do concurso "10 anos da National Geographic em Portugal". Esta revista é muito conhecida a nível mundial pelos seus artigos e reportagens fotográficas sobre a natureza e o mundo animal. A publicação em Portugal iniciou-se há extamente 10 anos. Para comemorar a data, foi promovido um concurso fotográfico, do qual resultou a atual exposição. Ficámos autenticamente deslumbrados com a beleza e qualidade dos trabalhos apresentados.

 

 

 

Seguidamente, assistimos a um filme muito curto, mas muito esclarecedor, sobre a história da fotografia. Desde a Antiguidade Clássica em que se iniciaram os primeiros estudos sobre ótica até à invenção da fotografia digital pelos estúdios Kodak no último quartel do séc. XX.  O que mais nos impressionou foi o facto de a primeira fotografia, capturada por Niépce nos inícios do séc. XIX, ter demorado cerca de 9 horas a tirar! 

 

 

 

Para concluir a nossa visita, o Mário reservou-nos uma surpresa. Organizados em pares, efetuámos uma sessão fotográfica no estúdio grande. Cada um de nós serviu alternadamente de modelo e de fotógrafo. O Mário prometeu que nos entregaria depois as provas desta fantástica sessão, logo que revelasse as fotos. Houve alguns sócios do clube que não conseguiram esconder a sua timidez perante a câmara, mas houve outros que exteriorizaram a sua fotogenia e enorme facilidade em expor-se à objetiva. Em breve, teremos oportunidade de apreciar o resultado desta atividade. Para já, fiquem com um aperitivo:

 

 

O Dany e o Afonso

 

 

A Eva atrás da câmara...

 

  

... a fotografar a Xana



publicado por CP às 19:10
Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO