Sábado, 10 de Março de 2012

 

O Clube do Património continua com as visitas preparatórias com vista à criação de um clube de rádio na nossa escola, aproveitando o entusiasmo de alguns sócios. Desta vez, deslocámo-nos ao edifício da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra para visitarmos os estúdios da Rádio Universidade de Coimbra, a RUC. Contámos com a participação de dois convidados especiais: a profª. Ana Caetano, docente de Fisíca e Química do 7ºE, que nos prepara uma visita aos Laboratórios da FCTUC lá para o 3º período, e o prof. António Couceiro, o nosso diretor, que se responsabilizou pela filmagem do passeio [1 - 2]. Obrigado a ambos pela vossa participação e boa disposição!

 

 

 

Fomos recebidos e guiados pelo Gonçalo, que nos levou pelas minúsculas salas onde os estudantes da RUC lançam todos os dias a emissão. A RUC está no ar, há 26 anos, na frequência 107.9 FM. O Gonçalo disse-nos que a cobertura desportiva das equipas da AAC, nomeadamente da secção de futebol, é o programa onde esta rádio universitária é mais reconhecida pelos habitantes da cidade. No entanto, a RUC produz um serviço noticioso, além de um variadíssimo programa musical, bem como entrevistas em estúdio e outros trabalhos de reportagem no exterior. A RUC apoia e difunde muitos outros acontecimentos culturais da cidade, nomeadamente os relacionados com os estudantes e a Academia, como é natural.

 

 

 

A RUC promove todos os anos cursos de formação nas diferentes áreas da produção radiofónica: locução e realização, informação e técnica de radiodifusão. Estes cursos estão vocacionados para o público estudantil, mas estão igualmente abertos a todos os interessados em aprender a trabalhar nesta área, incluindo os estudantes do ensino básico e secundário. Alguns amigos do nosso clube ficaram muito entusiasmados com esta oportunidade e adivinha-se já que, lá para setembro, surjam aqui alguns candidatos à frequência destes cursos. Basta estarem atentos à página da internet da RUC onde estas iniciativas serão divulgadas.

 

 

 

O Miguel (no lado direito da fotografia com o pescoço esticado a olhar para o computador) é um jovem estudante de Medicina que concilia os seus estudos com o apoio técnico à emissão da RUC. Esta foi uma das lições mais importantes que aprendemos com o Miguel e com os estudantes da RUC: é que é possível conciliar os estudos universitários com outras atividades culturais e recreativas. A frequência de uma escola e de uma universidade não se pode limitar ao estudo e aos exames, a formação dos jovens deve ser alargada a outros domínios e enriquecida com atividades diversas e úteis à comunidade. 

 

 

 

Passámos depois ao estúdio onde decorria uma emissão musical. Este é o estúdio 1, pois a RUC possui dois estúdios. Por um lado, para garantir a emissão na eventualidade de um impedimento qualquer afetar um dos estúdios, por outro lado, permite-se a gravação de entrevistas e outros trabalhos que serão transmitidos em diferido, enquanto o outro estúdio assegura a emissão. No momento em que visitámos o estúdio 1, estava no ar uma seleção musical da responsabilidade de um colaborador, cujo nome não fixei. Foi aqui que alguns dos nossos sócios sentiram o bichinho da rádio a morder e mal contiveram a vontade de assumir o controlo da emissão.

 

 

 

Como rádio universitária que é, as emissões da RUC destinam-se a um público jovem, cultivando por isso aquele que é o traço principal da imagem da emissora: o humor e a irreverência. Na verdade, reina em todo o ambiente um ar de informalidade e descontração e a boa disposição transparece em todo o lado. Isso mesmo pudemos constatar quando visitamos uma minúscula sala, como todas as outras, onde dois produtores musicais preparavam as emissões e procediam à seleção dos CD entre as centenas e centenas de discos que se acumulavam por todas as estantes!

 

 

 

Finalmente, concluímos a nossa visita com uma passagem pela sala da redação da informação. Aqui, os redatores da RUC preparavam o noticiário das 17:00, recorrendo aos serviços das agências noticiosas, bem como aos jornais do dia, além de outras notícias da cidade e da academia preparadas pelos próprios. Como estavam muito atarefados defronte dos seus computadores, não nos demoramos muito e despedimo-nos agradecidos por nos terem dado esta oportunidade. Não esqueçam, sintonizem a RUC em 107.9 FM!

 



publicado por CP às 08:13
Olá a todos,

fico contente por ver que o Clube do Património perdura.. É uma actividade muito importante para a formação dos alunos, não só para as competências mais óbvias como as culturais, mas também para outras competências como a autonomia, socialização, educação cívica.
Muito bem!!!
Bons passeios e actividades.

um abraço
Helena A. Mendes
Helena Mendes a 21 de Março de 2012 às 12:57

Obrigado pelas suas palavras.
Clube do Património a 21 de Março de 2012 às 19:54

Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23

25
26
27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO