Sábado, 04 de Fevereiro de 2012

 

 

 

Ontem não saímos aqui do nosso bairro. Na verdade, continuamos as nossas visitas preparatórias com o objetivo de criarmos uma rádio escolar, aproveitando o entusiasmo criado com a visita aos estúdios da RTP. Desta vez, foi o João Tiago que organizou a visita aos estúdios da ESECTV. Agradecemos desde já à mãe do João que leciona na ESEC e que nos acolheu prontamente.

 

Na Escola Superior de Educação de Coimbra lecionam-se vários cursos de licenciatura e mestrado em diversos campos académicos e profissionais. Um desses cursos é o de Comunicação Social. O estúdio da esectv é um estúdio de televisão e rádio que tem como objetivo enquadrar a formação dos estudantes desta licenciatura. 

 

 

 

 

Fomos recebidos e guiados pelo João (na foto), pelo Pedro e pela Carina que nos prestaram todos os esclarecimentos e informações sobre o trabalho num estúdio de rádio, desde a fase de pesquisa e produção até às questões técnicas e orçamentais. A nossa ideia era criar um mini-estúdio de rádio na nossa escola e por isso estávamos particularmente interessados em ouvir os conselhos que nos pudessem dar. No entanto, logo tomámos consciência das dificuldades e limitações do projeto. Depois de ouvirmos os nossos amigos da ESEC, uma ideia surgiu: estamos a pensar estabelecer uma cooperação entre a nossa escola e a ESECTV, de modo a frequentarmos estas instalações e lançar o nosso projeto em parceria com a ESEC.

 

 

Da rádio passámos para a televisão e para o Luís, um dos responsáveis pela produção deste estúdio. O Luís deu-nos uma lição sobre o modo como funciona um estúdio de televisão: falou-nos das luzes quentes e das luzes frias, do trabalho de produção e preparação, das questões técnicas e cativou a nossa atenção e interesse. Tenho a suspeita de que poderão ter nascido aqui algumas futuras vocações na área da comunicação, quem sabe....

 

 

 

Depois da parte teórica, passámos à parte prática e simulámos uma emissão em direto. Improvisámos alguns cameramen que logo se agarraram às cameras como se tivessem anos de experiência. Foi a parte que gostámos mais, como podem ver pelas fotografias.

 

 

A Júlia cameragirl

 

 

O David e o Duarte à espera das instruções da régie

 

Na nossa emissão especial, a Eva representou o papel de entrevistadora, enquanto a Xana e a Bárbara eram as entrevistadas. Deve dizer-se que a entrevista não correu lá muito bem, pois o nervosismo do estúdio afetou as entrevistadas que não conseguiram parar de rir.

 

 

 

 

 

 

O David e o Tomás também ensaiaram uma entrevista. Apesar do ar mais sério e compenetrado, não se pode dizer que tenha sido uma grande entrevista como se pode avaliar pelo início da conversa:

 

David: Boa noite, como se chama?

Tomás: Chamo-me Tomás.

David: Vamos falar de quê?

Tomás: Sei lá, tu é que és o entrevistador!

David: Pois é. Praticas algum desporto?

Tomás: Râguebi.

David: Ok.

 

(.....)

 

 

Entretanto, na sala da régie  e sob a direção técnica do Luís, os nossos aprendizes de realizadores iam tomando conta da emissão. Davam ordens aos cameramen, enquadravam os planos, ajustavam o som e dirigiam os trabalhos.

 

 

 

No final, porque já se faziam horas para regressar, agradecemos aos nossos amigos da esectv e prometemos regressar, já não como visitantes curiosos mas como aprendizes do ofício, pois vamos mesmo avançar com uma colaboração com a ESEC e até, quem sabe um dia, alguns de nós poderão estudar comunicação social nesta escola. Obrigado a todos pela excelente tarde que nos proporcionaram!



publicado por CP às 12:59
Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24

26
27
28
29


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO