Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012

 

Depois de visitarmos o presépio, aproveitámos a ocasião e pedimos licença para conhecer o quartel dos bombeiros sapadores. Fomos amavelmente recebidos pelo soldado Carvalho que nos apresentou os diversos veículos usados pelos bombeiros nas situações de emergência em que são chamados a socorrer os cidadãos. Desde incêndios, acidentes de viação e desencarceramentos, transporte de doentes e acidentados, cheias e catástrofes naturais, os bombeiros devem estar sempre preparados para acudir à população.

 

 

O veículo que mais nos impressionou foi uma escada mecânica usada para retirar pessoas e combater incêndios em prédios de grande altura. A escada desdobra-se até aos 30 metros! Já se imaginaram a trepar por uma escada destas? Claro que é preciso muito treino, coragem e sangue frio. O bombeiro Carvalho explicou-nos que há prédios na cidade que excedem o alcance da escada! Quem coordena o urbanismo das cidades devia pensar nestes pormenores, não acham? Esperemos que nunca aconteça um acidente ....

 

 

Os diversos equipamentos e acessórios utilizados nos carros de combate aos fogos naturalmente que nos fascinaram. Todos as crianças, principalmente os rapazes, numa dada altura da sua infância, sonharam em ser bombeiros! Qual de vós é que nunca brincou com um carro dos bombeiros? Até ficámos a saber que o irmão da Eva, que só tem 3 anos, quando for grande quer ser bombeiro!

 

 

Estivemos tão entusiasmados que até colocámos imensas perguntas, a que o soldado Carvalho respondeu sempre com simpatia. Esclareceu-nos todas as dúvidas e ficou surpreendido com a pertinência das questões colocadas pelo José Afonso. Ou será melhor dizer  o futuro sr. eng. José Afonso? {#emotions_dlg.blink}

 

 

Era dia de limpeza no quartel dos bombeiros, por isso todos os veículos estavam no pátio. Assim, foi mais fácil satisfazer a nossa curiosidade. Vimos as ambulâncias, os jipes do comando, os carros de combate aos fogos florestais, os veículos de desencarceramento, os equipamentos dos mergulhadores, os fardamentos e os acessórios.

 

 

E assim chegou ao fim mais um passeio do nosso clube. Para a semana ficamos na escola a preparar as atividades do segundo período.

 



publicado por CP às 16:51
Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
19
20

22
23
25
26
27

29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO