Quarta-feira, 15 de Junho de 2011

 

Finalmente! Já ia sendo tempo de darmos notícia da nossa visita ao Porto! Agradecemos à professora Rosa Campos as fotografias que ilustram este texto e aguardamos novas fotografias, nomeadamente as do Eduardo e do senhor Director, o professor António Couceiro.

 

A professora Conceição e o pai do Duarte Mendes

 

 

Partimos às 8:30 da manhã do dia 4 de Junho, estava um lindo dia de sol e ninguém chegou atrasado. Éramos um grande e animado grupo, mais de 40 excursionistas incluindo professores, pais e familiares, além dos sócios do clube.

 

A mãe e a irmã do João Tiago

 

O Tomás e o Eduardo

 

O pai e o irmão do Duarte Elvas

 

 

Chegámos ao Porto muito bem dispostos. Saimos nos jardins do Palácio de Cristal e dirigimo-nos ao Museu Romântico, a primeira etapa da nossa visita.

 

O Museu Romântico situa-se num solar antigo com vistas belíssimas sobre o rio Douro, na chamada Quinta da Macieirinha. Antes de entrarmos no Museu, tivemos oportunidade de passear pelos belos jardins e usufruir das vistas sobre o rio Douro.

 

 

 

Esta casa serviu de último refúgio ao rei Carlos Alberto (1798-1849) que aqui morreria dois meses após ter sido obrigado a abandonar o seu país, em virtude de ter sido derrotado nas guerras de unificação da Itália nos meados do séc. XIX. Apesar de ter vivido tão pouco tempo no Porto, a sua presença marcou a cidade, tornando-se um símbolo das profundas transformações políticas e culturais vividas nesse período em toda a Europa, num movimento que ficou conhecido por Romantismo.

 

Esta casa, onde Carlos Alberto viveu os últimos dias, tenta então recriar os ambientes românticos da burguesia portuense do séc. XIX. Apresentamos algumas fotografias, todas da professora Rosa.

 

 

 

 

 

 

 

Depois da visita ao Museu Romântico, percorremos a pé uns caminhos empedrados que nos conduziram até ao rio Douro. No final, estávamos cansados e cheios de fome. Mas o dia ainda só ia a meio, pois à tarde tínhamos visita marcada no Museu Nacional Soares dos Reis.

 

 

Agora já sabemos a quem é que sai o Eduardinho com a mania da fotografia....



publicado por CP às 18:17
Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO