Sexta-feira, 29 de Outubro de 2010

 

No dia 22 de Outubro, fomos ao edifício do Chiado, onde actualmente funciona um núcleo do Museu da Cidade. Há cem anos atrás, poucos meses antes da implantação da República, era inaugurada em Coimbra uma dependência dos Grandes Armazéns do Chiado. O Clube do Património correspondeu ao convite para comemorar este centenário.

 

 

O salão principal do Museu alberga agora uma exposição comemorativa, reconstituindo o ambiente ddos inícios do século XX. Observámos o vestuário e acessórios de moda, os brinquedos e o mobiliário, os chapéus e as sombrinhas, louças e vidros, as lunetas e os lavatórios, os botões e os tecidos vendidos a metro, fatos e produtos de cosmética, enfim, tudo o que se quisesse, o Chiado vendia!

 

 

As peças que mais nos chamaram a atenção foram a caixa registadora, o berço, o lavatório e o penico. cCda peça estava marcada com o preço da época. Os armazéns foram inaugurados poucos meses antes da revolução republicana, quando as moedas utilizadas eram os réis, ainda antes dos escudos. A Ágata, a nossa anfitriã que muito amavelmente nos guiou na visita à exposição, emprestou-nos umas cópias de notas antigas para comprarmos uns artigos na retrosaria.

 


 

Seguidamente, subimos ao último piso do edifício onde nos divertimos bastante. Com cartolina, pano, cola e agrafos, montámos umas cartolas e umas tiaras, bem na moda.... de há 100 anos!


 

Divertimo-nos tanto que prometemos voltar ao Chiado, pois a Ágata disse-nos que há mais surpresas, mais actividades e mais diversão. Adeus e até à próxima, Ágata. Muito obrigado!

 




publicado por CP às 21:42
Blogue oficial do Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro - Coimbra
mais sobre mim
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
16

17
19
20
21
22
23

24
27
28
30

31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO